sexta-feira, 27 de março de 2015

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "'Um Estranho no Ninho': Uma análise sociológica e cultural"

Gustavo Capris traz em seu trabalho uma discussão muito importante acerca do sistema manicomial na sociedade. O aluno analisa o filme Um Estranho no Ninho e, a partir da ótica dos autores George Simmel e Émile Durkheim, traça seu raciocínio em relação à padronização social do ser humano.

A partir do conceito de consciência coletiva, desenvolvido por Durkheim, Gustavo trata a relação do indivíduo com a sociedade, tendo como exemplo no filme a coibição dos personagens internados no manicômio para que se adequem à sociedade. Outro conceito que o aluno aborda é o de indivíduo quantitativo e qualitativo, desenvolvido por Simmel, que trata da subjetividade do ser humano enquanto indivíduo com preferência e modos de pensar particulares.

Cena do filme Um Estranho no Ninho

"O filme de 1975, “Um estranho no ninho” (“One flew over the cuckoo’s nest”, do título original), dirigido pelo checo Milos Forman e estrelado pelo americano Jack Nicholson, narra a história de McMurphy, um boa-vida que, para livrar-se de ser preso novamente, alega insanidade mental a fim de ser encaminhado a um sanatório por alguns meses. Ao ser internado, o personagem logo descobre a dura realidade do lugar e das pessoas que lá vivem, sendo submetido a severos tratamentos experimentais e, em paralelo, reconhecendo o lado humano dos internos, os quais são vítimas de abuso e descaso por parte do sistema manicomial.

Sob a ótica sociológica e cultural do pensador alemão Georg Simmel e do francês Émile Durkheim, é possível analisar pontos pertinentes salientados na obra como a crítica ao próprio sistema manicomial, as relações pessoais e com o meio, a não aceitação aos padrões sociais de comportamento e interações, e a instabilidade emocional dos personagens."

Confira o trabalho na íntegra aqui.

Nenhum comentário: