terça-feira, 31 de março de 2015

Sociologia e Comunicação - Trabalhos Finais: "Uma Análise Sobre a Alimentação Como Fato Social"

A alimentação é algo tão orgânico ao ser humano que, boa parte do tempo, naturalizamos a prática e deixamos de lado o seu caráter simbólico e social. Partindo daí, Izadora Delforge, aluna de Sociologia e Comunicação, faz uma análise interessantíssima da alimentação enquanto fato social, de acordo com o conceito desenvolvido por Durkheim. 

Através de exemplos curiosos e interessantes, Izadora faz um breve apanhado histórico para ilustrar como a alimentação é construída socialmente - estando intimamente ligada à questões políticas, religiosas, de classe social, de gênero, dentre outras - e como o ser humano, a todo tempo, ressignifica o hábito de se alimentar, baseando-se nas suas necessidades sociais. 


"O alimento sempre foi algo natural, inerente ao ser humano. Anterior ao hábito, ao costume, alimentar-se é uma necessidade fisiológica dos seres vivos. No entanto, o homem transformou a partir de processos culturais como o uso do fogo e a domesticação (agricultura e pecuária), o simples hábito de nutrir-se e com isso inclui-o nos fatores da vida que não pertencem à ordem natural, mas a ordem artificial, cultural, das coisas (MONTANARI, 2008, p.15). No entanto, para Durkheim (1980, p.389) a alimentação não se encaixa no conceito de “Fato Social” uma vez que “Todo indivíduo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que essas funções se exerçam regularmente. Portanto, se esses fatos fossem sociais, a sociologia não teria objeto próprio, e seu domínio se confundiria com o da biologia e da psicologia.”. Para serem considerados como tal, esses fatos seriam formados por um conjunto de instituições, como a religiosa, familiar, as quais submeteriam o sujeito de acordo com um conjunto de morais, regras, e comportamentos secularmente consolidados, transformados em hábitos, costumes e tradições, ensinados sistematicamente ao individuo e passado de geração em geração através dos modelos culturais de cada grupo social. Dessa forma, é preciso repensar a alimentação como sendo pertencente ao grupo de “fatos sociais” classificados por Durkheim."

Texto ótimo, confira na íntegra aqui.

Nenhum comentário: